CH Tecnologia
Rua Adalberto Ferraz, 42
Belo Horizonte - MG
CEP: 31.210-020
0800 200 0802
(31) 3311-0800
Últimos Posts
Pesquisar

Blog

etiquetas de radiofrequência alinhadas | RFID

RFID – Conheça melhor as tecnologias de radiofrequência

Você já ouviu falar de Identificação por Radiofrequência (RFID)?

Mesmo se a sua resposta for não, você com certeza já conviveu bastante com ela: a maioria dos alarmes de mercadorias utilizados em lojas atualmente funcionam com essa tecnologia.

A RFID (do inglês Radio Frequence Identification) foi inventada na Segunda Guerra Mundial, ou seja, tem mais de 70 anos.

Os ingleses e os alemães utilizavam sistemas de radares por radiofrequência para rastrear aviões que se aproximavam. Mas eles não conseguiam separar os aviões amigos dos inimigos.

Então, o físico britânico, Sir Robert Alexander Watson-Watt, desenvolveu um dispositivo que possibilitava a distinção entre as aeronaves no radar.

Tratava-se de um transmissor que retornava um sinal diferenciado ao radar, indicando-os como amigos ou inimigos.

E assim surgiu o sistema de identificação por radiofrequência.

Desde então, muitas coisas mudaram.

Hoje encontramos principalmente duas tecnologias de RFID.

A chamada etiqueta “passiva” depende de um sinal emitido para enviar os dados. Ela apenas retorna o sinal e tem um alcance menor; no entanto é menor em tamanho do que as etiquetas “ativas”.

Esta segunda tem uma fonte de energia própria, e é capaz de ler, armazenar, gerar e enviar dados autonomamente, além de alcançar distâncias maiores.

etiquetas de RFID

O RFID pode ser utilizados na mais diversas tecnologias.

As mais comuns são:

  • Aplicações médicas e veterinárias (para identificação e localização)
  • Pagamentos
  • Substituição de códigos de barras
  • Alarmes de lojas
  • Localização de itens
  • Controle de entrada e saída de pessoas

E são muitas as vantagens de se usar uma tecnologia com RFID.

Ela pode ajudar na prevenção de roubos e falsificação de mercadorias; possibilita identificação instantânea, à distância e com precisão; tem capacidade de armazenar e enviar de dados, etc.

Por tudo isso, pode ser uma ferramenta muito valiosa para grandes empresas.

A RFID garante processos mais rápidos e minimiza os erros humanos. Além disso, as etiquetas tem uma boa durabilidade e podem ser reutilizadas, e as áreas de logística e gestão tem muito a ganhar com esse investimento.

A CH Tecnologia se especializou no fornecimento de soluções baseadas na RFID e, com isso oferecemos possibilidades para identificação e controle de pessoal, controle de acesso, rastreamentos e muito mais.

microchips com estiquetas de RFID

E as possibilidades não param por aí

Especialistas acreditam que não vai demorar muito até que estas etiquetas inteligentes sejam utilizadas em massa.

Já existem aplicações para controle e entrada e carros, pagamentos de pedágios e mercadorias. Com a análise de dados, seria possível registrar todos os itens comprados em um supermercado automaticamente, por exemplo, agilizando muito o pagamento.

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento da RFID, ela também pode ser utilizada para identificação e rastreamento a longa distância, desde produtos até de animais de estimação, por exemplo.

A tendência é que estes chips minúsculos estejam cada vez mais frequentes e otimizados, facilitando a vida de muitas pessoas e empresas por aí.

 

Sem comentários

Deixe um comentário